Informações gerais de segurança para utilização da motosserra:

Se tiver um conhecimento básico da sua serra e das aplicações a que se destina poderá reduzir ou eliminar o factor de surpresa com os ressaltos ou outras razões inesperadas. Poderá também aproveitar ao máximo as potencialidades da sua serra e dos respectivos acessórios de corte.

1. Antes de começar a utilizar qualquer serra, leia cuidadosamente as instruções e recomendações de segurança fornecidas pelo fabricante.

2. Não trabalhe com uma serra se se sentir cansado, se tiver ingerido bebidas alcoólicas ou se tiver tomado qualquer medicamento, receitado ou de venda livre.

3. Use sempre calçado protector, vestuário ajustado, luvas de protecção e protectores de olhos, ouvidos e cabeça.

4. Para cortar, segure a serra firmemente com as duas mãos, mantendo os dedos e polegares em volta dos dois manípulos da serra.  

5. As serras de corrente estão preparadas para funcionar à velocidade máxima. Mantenha a velocidade total durante o corte, de forma a maximizar a sua produtividade e reduzir a fadiga, para um funcionamento seguro.

6. Para cortar, mantenha-se ligeiramente de lado, fora do percurso da corrente e da barra guia para reduzir o risco de lesões no caso de perder o controlo da serra.

7. Transporte sempre a serra com o motor desligado, com a barra guia e a corrente de corte voltadas para trás e o amortecedor afastado do corpo. Durante o transporte da serra use sempre o estojo de protecção da barra guia.

8. Nunca corte acima da altura do ombro. A serra é muito difícil de controlar em posições inseguras.

9. Não use a serra numa árvore ou a partir de uma escada, a menos que tenha formação específica e esteja treinado para o fazer. Existe o risco de perder o equilíbrio devido à força de corte exercida pela serra ou à deslocação do material que está a ser cortado.

10. Algumas operações de corte requerem um treino e uma formação especiais. Lembre-se: o melhor critério de avaliação é ter consciência da situação. Em caso de dúvida, é preferível contactar um profissional.

11. Para evitar o risco de ressalto, certifique-se de que a área em que está a cortar se encontra devidamente desimpedida. Tenha o cuidado de não tocar com a ponta da barra guia num tronco, ramo ou qualquer outra obstrução enquanto estiver a trabalhar com a serra. Não corte perto de vedações, cancelas divisórias ou outras zonas onde exista qualquer arame solto ou cortado.

12. Não comece a cortar árvores sem primeiro assegurar que dispõe de uma área de trabalho livre e suficientemente larga que lhe permita afastar-se em segurança de uma árvore em queda.

14. Tenha extremo cuidado ao cortar mato e ramos de pequeno porte porque os pequenos fragmentos podem ficar presos na corrente de corte e saltar na sua direcção ou levá-lo a desequilibrar-se.

15. Ao cortar um ramo ou pedaço de árvore que esteja sob tensão (em mola), tenha cuidado com o recesso para não ser atingido pelo ramo ou pela serra quando libertar a tensão sobre ele.

16. Não permita a presença de outras pessoas junto da serra quando a ligar ou começar a cortar. Mantenha as pessoas ou animais fora da área de trabalho.

17. Mantenha todo o seu corpo fora do alcance da serra quando ligar o motor.

18. Não utilize uma serra que se apresente danificada, mal regulada ou não completamente montada. Certifique-se de que a corrente se imobiliza ao soltar o controlo de velocidade. Se estiver em dúvida quanto ao estado mecânico da sua serra, consulte o seu fornecedor.

19. Siga as instruções do fabricante quanto à regulação e manutenção da sua serra. A afinação da serra requer duas operações: afiar a lâmina de corte e ajustar o calibre ou nível de profundidade. Em caso de dúvida consulte o seu fornecedor.

20. Utilize apenas barras sobressalentes e correntes de corte especificadas pelo fabricante ou equivalentes. As barras guia e correntes de corte afectam não só a eficácia como também a segurança contra o risco de ressalto.

21. Mantenha a corrente com a tensão adequada. Uma corrente demasiado larga pode soltar-se da barra guia e atingir o operador.

22. Qualquer serviço de assistência para além dos elementos mencionados nas instruções constantes do manual do utilizador deve ser efectuado apenas por pessoal devidamente habilitado para o efeito. Uma manutenção incorrecta pode danificar a serra e constituir um perigo para o operador.

Por exemplo, se não forem utilizadas as ferramentas correctas para retirar o volante ou se for utilizado o instrumento indevido para prender o volante a fim de retirar a embraiagem, este pode ficar danificado, em risco até de partir.

23. É necessário ter cuidado ao manusear o combustível. Afastar a serra pelo menos 3m do ponto de abastecimento, antes de accionar o motor. As serras movidas a gasolina só devem ser utilizadas em áreas devidamente ventiladas.

ALGUNS CONSELHOS SOBRE A SERRA DE CORRENTE:

1. As serras de corrente destinam-se apenas a um fim: cortar madeira. Não utilize a serra para cortar quaisquer outros materiais e nunca permita que a sua serra entre em contacto com pedras ou poeiras enquanto está a funcionar. Lembre-se que uma corrente de serra atinge uma velocidade de 75 km/h. Em apenas um segundo de contacto com uma rocha ou com o solo, cada lâmina de corte será atingida mais de 10 vezes.

2. Nunca force o corte com uma corrente romba. Quando está devidamente afiada, uma serra está preparada para se introduzir automaticamente na madeira, bastando apenas uma ligeira pressão para cortar com eficácia. Uma corrente romba produz uma serradura fina, sinal de que requer manutenção.

3. Para assegurar o máximo de tempo de vida da sua corrente e barra guia mantenha a corrente com a tensão correcta e use lubrificante de alta qualidade.

4. Use apenas correntes de baixo ressalto.